workshop "Ervas e flores que se comem: espontâneas e cultivadas"

Amigos dos Açores promovem workshop sobre plantas a 8 de outubro
 
Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica promovem a vinda a São Miguel de Fernanda Botelho, especialista em plantas, para a realização de um workshop alusivo a esta temática e uma série de sessões em algumas escolas.

No dia 8 de outubro (sábado), terá lugar um workshop sobre ‘Ervas e flores que se comem: espontâneas e cultivadas’, numa parceria com o Centro Cultural da Caloura, onde o mesmo decorrerá a partir das 10 horas.

A iniciativa é composta por uma primeira parte durante a manhã com a realização de uma saída de campo para observação de plantas, sendo a parte da tarde dedicada ao workshop propriamente dito.

O dia termina com a apresentação do último livro de Fernanda Botelho, ‘Flores que se comem: espontâneas e cultivadas’, marcada para as 16H30, também no Centro Cultural da Caloura.

As inscrições para o workshop decorrem até ao dia 6 de outubro (5ª feira) às 16 horas, sendo grátis para sócios e com um custo de 5€ para não sócios, podendo as mesmas ser efetuadas através do seguinte link https://bit.ly/3xFIGqP   

Do programa da deslocação de Fernanda Botelho a São Miguel consta ainda a participação numa série de sessões destinadas a alunos do 1º ciclo de algumas escolas nos concelhos da Lagoa (EBI Água de Pau), Ponta Delgada (EBI Capelas e projeto Novas Rotas) e Ribeira Grande (EB1/JI Professor António Augusto da Mota Frazão, no Pico da Pedra), com o objetivo de sensibilizar e informar sobre a importância e utilidade das plantas no dia a dia e também na alimentação.
 
Notas biográficas 
Fernanda Botelho estudou plantas medicinais na Scottish School of Herbal Medicine. Viveu 17 anos em Inglaterra onde frequentou a sociedade Antroposófica e fez formações em Botânica, Fitoterapia e Pedagogia. Estudou pedagogia Montessori e Waldorf.

Fez o curso de guia de jardim Botânico da Universidade de Lisboa. É autora de uma coleção de livros infantis “Salada de Flores”, “Sementes à Solta” e “Hortas Aromáticas.

Publica anualmente desde 2010 uma agenda de Plantas medicinais, publicou “Uma Mão Cheia de Plantas que Curam”, “As Plantas e a Saúde” , “Ervas que se Comem” e “Flores que se Comem”.

É coautora de “O meu Herbário de Plantas Medicinais” e “Cosmética Natural”. Organiza passeios e workshops de reconhecimento de plantas medicinais e comestíveis a convite de várias associações, escolas e municípios.

É uma das fundadoras do grupo Sintra sem Herbicidas.

Teve uma rubrica na Rádio Clube de Sintra e é convidada regular de vários programas de televisão, sobretudo da RTP1.

Escreve sobre plantas medicinais em sites e revistas. Tem dois blogues onde vai pousando olhares e palavras oscilando entre a alma dos dias e o coração das coisas

Gosta de comunicar, viajar, jardinar e fotografar. Tem vários projetos de escrita e de viagens em mãos, pés, cabeça e coração, sobretudo coração.

http://malvasilvestre.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/fernanda.botelho.39

https://www.instagram.com/fernandabotelho.plantas/

Com os nossos cumprimentos,
A Direção