Sessão Pública e Workshop por Fernanda Botelho 14 e 15 de Outubro

 

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica promovem na próxima 6ª feira uma sessão pública sobre ‘Plantas Medicinais – As plantas silvestres e flores comestíveis e as suas múltiplas utilizações culinárias, terapêuticas e hortícolas’ e no sábado um workshop subordinado à temática "Ervas Aromáticas e Plantas Medicinais - utilizações práticas”, ambos com a presença de Fernanda Botelho, especialista em plantas.

A sessão pública decorre no dia 14, pelas 18h30, na Quinta do Bom Despacho, sita na rua do Lajedo em Ponta Delgada, onde também será apresentada a 'Agenda 2017 – Especiarias, Ervas aromáticas e Plantas Medicinais'.

O workshop terá lugar na sede dos Amigos dos Açores, na avenida da Paz no Pico da Pedra, com uma parte teórica na manhã de sábado e uma saída de campo durante a tarde para observação de plantas.

As inscrições para o workshop decorrem até 6ª feira às 16 horas, com um custo de 2,5€ para sócios e 5€ para não sócios, podendo as mesmas ser efetuadas através dos contactos sede@amigosdosacores.pt ou 296 498 004.





Fernanda Botelho é natural da Tojeira-Sintra. Rumou a Londres, onde viveu 15 anos e estudou plantas medicinais, ioga, pedagogia Waldorf e Montessori, entre viagens pela Índia, Indonésia, América do Norte e do Sul, Caraíbas, Itália e Grécia, entre outros destinos. Desde 1998 que é membro da Herb Society UK. No regresso a Portugal, concluiu o curso de guia de jardim botânico, partilhando com entusiasmo o seu conhecimento e concebendo, por exemplo, jardins de plantas medicinais nos Capuchos e na Pena, onde também deu formação. Em Portugal continua a viajar e a percorrer o país para partilhar a sua paixão e o seu conhecimento das plantas, escrevendo em revistas e sites de jardinagem, guiando visitas e dando formação. Destaque para a sua colaboração na revista ‘Jardins’ e para a publicação de agendas-livro desde 2010 sobre diferentes temáticas, dos livros ‘As Plantas e a Saúde: Guia Prático de Remédios Caseiros’ e ‘Uma Mão Cheia de Plantas que curam’, além de três livros infantis: ‘Hortas Aromáticas’, ‘Salada de Flores’ e ‘Sementes à Solta’, dois dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. É convidada regular de programas de televisão e de rádio, vivendo com diversos projetos de escrita em mãos, na cabeça e no coração.