Sessão Pública "Borboletas dos Açores - A sua importância para a Biodiversidade"

No âmbito da Noite Europeia das Borboletas Nocturnas, os Amigos dos Açores - Associação Ecológica, com a colaboração da Universidade dos Açores, promovem na próxima sexta feira 22 de Maio, pelas 20h30, uma sessão pública dedicada às Borboletas dos Açores.

A iniciativa, que decorrerá nas instalações da Ecoteca da Ribeira Grande, sita no Jardim Paraíso, consistirá numa palestra proferida pelo Prof. Virgílio Vieira intitulada "Borboletas dos Açores - A sua importância para a Biodiversidade", seguida por um debate acerca do tema.

A Noite Europeia das Borboletas Nocturnas é um evento anual internacional com vista ao maior conhecimento das espécies de borboletas, sua identificação e o reconhecimento da sua importância para os ecossistemas e respectiva conservação.

Apesar da sua grande diversidade muitas espécies de borboletas estão em declínio, essencialmente derivado da perda de habitats. As áreas de distribuição das suas espécies estão a alterar-se como resultado das alterações climáticas globais e outros factores, a maioria dos quais tendo o Homem como epicentro.

Um conhecimento alargado e integrado ajuda-nos a perceber melhor o estado dos ecossistemas, adquirindo uma consistência muito maior quando o estudo inclui um grupo de animais conhecidos como bons bio-indicadores de qualidade ecológica e ambiental, como são as borboletas.

De forma a potenciar uma melhor gestão ambiental a nível europeu e mundial, dado que o conhecimento das borboletas ainda se encontra a um nível quase que embrionário em muitos países da Europa, este evento tem por alvo divulgar junto da sociedade civil certos aspectos ligados ao estudo das borboletas nocturnas e sensibilização para a temática ambiental!

Categorias: