Praia do Monte Verde - Denúncia

No dia 7 de Julho, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica enviaram um ofício à Autoridade de Saúde da Ribeira Grande, com conhecimento ao Presidente da Câmara da Ribeira Grande, solicitando a sua intervenção para a situação actual de insalubridade que se vive na Praia do Monte Verde, mais precisamente na zona onde desagua a ribeira que alimenta os moinhos de água e que se encontra em condições impróprias para uso balnear.

Em resposta a este ofício, no dia 29 de Julho, a Associação recebeu a resposta da Autoridade Concelhia de Saúde, referindo que, na sequência do nosso pedido, o assunto fora colocado à Câmara Municipal da Ribeira Grande para que esta proceda à limpeza da área e à colocação de painéis de sinalização, referindo a qualidade da água e desaconselhando a prática balnear naquela zona.

Aguarda-se a resposta da Câmara Municipal da Ribeira Grande na colocação da sinalética adequada, para que, quando muito, os utentes daquela zona o façam de modo informado e consciente.

Segue-se síntese do teor da carta enviada pela Associação.

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica vêm por este meio solicitar a V/atenção para a situação que se está a verificar no areal da cidade, junto à zona onde desagua o canal que alimenta os moinhos de água, vulgo Praia do Monte Verde.

Sendo esta uma zona de saída de águas impróprias para o uso balnear, pelo cheiro que emana, pelos detritos que arrasta, e mais grave, pelas descargas ilegais de águas provenientes da limpeza de fossas sépticas que nela fazem, é do nosso entender que a utilização da zona para uso balnear não é aconselhável para a saúde.

Sabemos, também, que a solução para este problema está, a médio ou longo prazo, prevista com a intervenção projectada pela construção de nova fase do Passeio Atlântico.

O que nos preocupa é ver a utilização despreocupada daquela zona, pela população local, e não só, sem que haja qualquer informação sobre os perigos de utilização do referido espaço como zona balnear.

Por ser um local de grande movimento de areias pelas marés, o formato da zona de saída para o mar altera-se constantemente, dando frequentemente origem a pequenas zonas de águas calmas, onde já presenciámos quer crianças, que na sua inocente despreocupação, a utilizam sem consciência dos perigos para a sua saúde, quer mesmo adultos que as acompanham.

Para além disso, a envolvente do areal continua a ser objecto da falta de civismo reinante, com diversos depósitos de entulho, mesmo onde termina o asfalto. A limpeza do lixo na praia, apesar de ser feita, demora imensos dias a ser recolhida, conforme imagens que anexamos.

Pelas razões mencionadas, solicitamos a V.Ex.a, que diligencie no sentido de providenciar informação de advertência para que os utentes daquela zona o façam de modo informado e consciente.

image2

image3