Posição dos Amigos dos Açores face à caça de milhafres pela ANA

A Associação Ecológica Amigos dos Açores tomou conhecimento, com muita preocupação, da notícia de que a empresa ANA promoveu, no passado dia 11 de Julho, uma sessão de tiro ao Milhafre na área do Aeroporto João Paulo II, ave protegida e símbolo dos Açores.

Reconhecendo-se o facto da colisão de aviões com aves poder resultar em acidentes de muita gravidade, a Associação Ecológica Amigos dos Açores não pode deixar de repudiar veementemente a solução primitiva encontrada por uma empresa com o estatuto da ANA para resolver o problema da presença de Milhafres junto do aeroporto de Ponta Delgada.

Existem, hoje, outras soluções para garantir o afastamento das aves nos momentos das aterragens e descolagens de aeronaves, citando-se, a título de exemplo, o que se passa no aeroporto de La Palma, onde a situação é ultrapassada através de sistema de emissões sonoras, com reconhecido sucesso.

A Associação Ecológica Amigos dos Açores apelam assim ao bom senso dos responsáveis da ANA, no sentido de recorrerem a soluções técnicas que igualmente garantem a segurança das operações nos aeroportos, evitando dar tão mau e condenável exemplo de incumprimento da legislação em vigor. Os Milhafres (os Açores) agradecem.

 

 

Categorias: