Plantação de Endémicas no Pico Bartolomeu

O Pico Bartolomeu no Nordeste foi o destino de um grupo de associados dos Amigos dos Açores que no dia 3 de novembro participou numa atividade de plantação de endémicas promovida por esta associação em conjunto com os Serviços Florestais do Nordeste.

Ali foram plantadas algumas espécies endémicas como azevinho, louro, urze e uva da serra, à semelhança do que já acontecera numa primeira atividade de plantação de endémicas realizada no passado mês de junho no Planalto dos Graminhais.

O objetivo destas iniciativas é o de dar a conhecer aos participantes as áreas que estão a ser reflorestadas e sensibilizá-los para a necessidade de proteção das plantas endémicas e nativas dos Açores, constituindo uma atividade interessante de voluntariado fora de portas e em contato com a natureza à qual a adesão tem vindo a ser crescente por parte dos associados.

Seguiu-se uma visita ao Centro de Divulgação Florestal do Nordeste, que tem por objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pelos Serviços Florestais em áreas tão diversificadas como a construção e manutenção de caminhos, a produção de plantas, a defesa do património florestal, caça e pesca, melhoramento florestal, pastagem baldia e parques florestais.

Um espaço recentemente inaugurado que pretende ajudar a promover os recursos florestais e dar a conhecer um pouco mais sobre a floresta dos Açores mas também homenagear todos quantos têm contribuído com o seu trabalho e dedicação para a mesma.

DSC_2148

DSC_2247