Passeios pedestres 2011

A lista de passeios já se encontra disponível na página da Associação em http://www.amigosdosacores.pt/?page_id=3180, bem como o respectivo regulamento em http://www.amigosdosacores.pt/?page_id=2429.

Pretende-se com as actividades previstas visitar um vasto conjunto de locais de interesse ambiental da ilha de São Miguel, bem como realizar duas visitas de estudo.

Ao nível da ilha de São Miguel serão realizados passeios pedestres todos os meses, com especial enfoque para o mês de Agosto, no qual decorrerá a iniciativa São Miguel Lés-a-Lés, que consistirá na realização de uma grande rota inter-municipal, com a duração de três dias, na qual os participantes poderão efectuar apenas parte do trajecto. Com esta iniciativa pretender-se-á demonstrar a importância da definição de uma rede de percursos pedestres interligada ao nível de cada ilha, como mais valia para o ecoturismo e para a monitorização ambiental.

No mês de Junho será realizada uma visita de estudo de 4 dias à ilha das Flores que terá como objectivo a avaliação in loco das questões ambientais mais pertinentes, bem como a recolha de informações para a elaboração de publicações acerca do património ambiental e cultural desta ilha.

Em Outubro, no âmbito de um protocolo entre associações ecologistas da Macaronésia, celebrado em 2008 - que envolve os Amigos dos Açores, a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (Madeira) e Turcon – Ecologistas en Acción (Canárias) - realizar-se-á uma visita ao arquipélago das Canárias. Esta viagem insere-se numa troca de experiências associativas, na qual os Amigos dos Açores já receberam as associações congéneres e, em 2010, visitaram a ilha da Madeira.

Sem prejuízo do habitual arranque das actividades na sede da Associação, no passeio do mês de Janeiro, o ponto de encontro para os restantes percursos pedestres na ilha de São Miguel será efectuado na Gruta do Carvão (Paim), estrutura gerida pelos Amigos dos Açores - Associação Ecológica.