Gruta do Carvão sem apoio governamental em 2009

Os Amigos dos Açores - Associação Ecológica receberam na passada Segunda-feira, o Grupo de Cidadãos “Santa Clara – Vida Nova”, candidatos à Junta de Freguesia de Santa Clara, na Gruta do Carvão – Troço do Paim.

Neste encontro, os candidatos inteiraram-se do trabalho desenvolvido pela Associação em prol da defesa e promoção da Gruta do Carvão, enaltecendo o papel dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica na valorização de um património que integra a freguesia de Santa Clara. A acção de voluntariado que envolveu dezenas de associados na remoção de 22 toneladas de resíduos do interior da Gruta foi um dos pontos de maior reconhecimento por parte dos visitantes.

Foram também debatidas diversas dificuldades sentidas pela Associação na gestão deste espaço, que se encontra aberto ao público desde 2007.
Apesar de ter sido prometida aos Amigos dos Açores - Associação Ecológica, por parte do Governo Regional dos Açores, a cedência da posse útil da Gruta do Carvão, este facto nunca se veio a verificar, sendo actualmente a cavidade vulcânica gerida pela Associação sem que exista qualquer vínculo legal para o efeito.

Foi também discutido o facto da visitação, que ultrapassou os 3500 visitantes no ano de 2008, ainda não permitir um funcionamento sustentável do ponto de vista económico. Se até ao ano transacto o Governo Regional assegurou, do ponto de vista financeiro, o funcionamento da Gruta do Carvão - Troço do Paim, este ano esta actividade ainda não teve qualquer apoio, estando a Associação a assegurar o respectivo funcionamento através de verbas próprias. Foi também referido pelos representantes dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica que sem apoio esta gruta verá o seu horário largamente reduzido, de modo a passar a funcionar apenas por marcação, ou até mesmo encerrar as suas portas.

Foram também abordadas as dificuldades de instalação de sinalética nos arredores da Gruta, para a qual a Associação dispõe de estruturas há cerca de dois anos, não tendo conseguido a sua implantação.  A colocação desta sinalética nas saídas da Circular a Ponta Delgada foi prometida pela concessionária dessa via, não tendo ainda sido cumprida.

As más condições do acesso entre a rua do Paim e a casa de apoio, no que respeita às más condições do piso, os trabalhos inacabados neste acesso por parte da concessionária da Circular a Ponta Delgada e os recorrentes depósitos ilegais de resíduos no local foram também pontos de discussão.

Da parte do Grupo de Cidadãos “Santa Clara – Vida Nova” ficou o compromisso da procura de uma maior proximidade dos cidadãos da freguesia de Santa Clara à Gruta do Carvão e ao seu património natural. Os Amigos dos Açores - Associação Ecológica manifestaram disponibilidade em colaborar activamente com a Junta de Freguesia de Santa Clara na promoção da Gruta do Carvão junto dos seus cidadãos, independentemente da lista que a venha a liderar.

A Gruta do Carvão localiza-se na zona poente da cidade de Ponta Delgada e desenvolve-se desde a freguesia dos Arrifes, atravessando toda a freguesia de Santa Clara até à freguesia de São José, constituíndo o maior tunel lávico conhecido da ilha de São Miguel, com uma extensão conhecida de 1912 metros.

Devido à sua localização, dimensão, à variedade de estruturas geológicas que podem ser observadas e aos fenómenos vulcânicos que a ela estão associados, a Gruta do Carvão foi classificada como Monumento Natural em 2004.

[gallery]