Denúncia - Percurso Pedestre Vigia da Baleia–Povoação

No passado dia 4 de Outubro, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica realizaram o seu habitual passeio pedestre mensal, que decorreu no troço Faial da Terra – Pico dos Bodes, que integra o percurso pedestre Vigia da Baleia – Povoação (PR18SMI). Esta actividade contou com a presença de 41 associados.
No trajecto entre o Miradouro do Pico dos Bodes e a Vigia da Baleia (ver localização no Google Maps) o trilho encontrava-se em muito más condições para a prática de pedestrianismo, uma vez que junto a uma exploração agro-pecuária um efluente com águas de lavagem de máquinas de ordenha e com dejectos de animais se estendia ao longo de cerca de 200 metros, acabando por escoar para outro terreno, não permitindo, por vezes, alternativa de passagem aos pedestrianistas. Para além deste facto, existia, no mesmo local um cão de fila sem trela, que tentou atacar os participantes no passeio, tendo apenas conseguido morder o bordão de um destes.
Foram também identificados, no troço percorrido, diversos locais de sinalização deficiente.
Tratando-se de um trilho que integra a lista dos percursos pedestres classificados da Região Autónoma dos Açores, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica entendem que esta é uma situação incompreensível e lamentável, especialmente quando se trata de um dos percursos mais reconhecidos da ilha de São Miguel e gerido pela Câmara Municipal da Povoação, que tem desenvolvido um trabalho reconhecido na implantação de trilhos pedestres.
Denuncia-se esta situação esperando a sua mais célere resolução, uma vez que por ser um trilho recomendado que consta de roteiros turísticos, todos os dias potenciais visitantes incorrem dos referidos riscos, bem como da vivência de uma experiência negativa que nada tem a haver com a promoção de práticas de turismo e de lazer ambientalmente sustentáveis como as que são, recorrentemente, difundidas na nossa Região.

Categorias: