Comemoração do dia do cagarro

As associações Amigos dos Açores e Amigos do Calhau proclamaram, este ano, o dia 1 de Novembro como o dia do cagarro.

Com cerca de 30 participantes envolvidos nesta comemoração, na ilha de São Miguel o dia começou com a libertação de 7 cagarros recolhidos no litoral da Ribeira Grande, durante a noite anterior.

Foram diversos os locais vigiados na ilha de São Miguel, sendo disso exemplo a costa entre a Praia de Santana - Rabo de Peixe e o Palheiro - Ribeira Grande, na costa norte, e a costa compreendida entre Santa Cruz - Lagoa e a Vigia das Feteiras.

Durante este dia, na ilha de São Miguel, foram salvos 15 cagarros, tendo sido encontrados 3 exemplares mortos.

O CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Santa Maria) associou-se, entretanto, à comemoração do dia do cagarro.

Os dados provisórios da campanha (Amigos dos Açores e Amigos do Calhau na ilha de São Miguel e CADEP-CN na ilha de Santa Maria) encontram-se aqui, estando em constante actualização. Já são mais de 100 colaborações em salvamentos, que têm tido a preciosa ajuda do SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, no caso da ilha de São Miguel.

Foi notória a visibilidade pública da proclamação do dia do cagarro, como são exemplos a RTP-Açores e o Jornal O Público.

(Clicar na imagem para ver notícia)

As associações envolvidas desenvolverão esforços por esta comemoração se manter em anos futuros.

Durante as próximas duas semanas decorrerão diversas vigílias diárias com a colaboração das Ecotecas de São Miguel, do Agrupamento 1197 - Escuteiros Marítimos de Ponta Delgada e do Agrupamento 1122 - Escuteiros do Livramento, com apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

Participe. Este ano salve um cagarro!