Coastwatch Europe 2007

O projecto Coastwatch Europe, surgido na Irlanda em 1989, envolvendo 23 países, consiste no estudo ambiental da faixa costeira, através do preenchimento de um questionário por cada troço de 500m.Realizado na época pós-balnear, o projecto Coastwatch Europe tem os seguintes objectivos:
-Recolher dados sobre as características das zonas de costa e também sobre os principais problemas ambientais que as afectam. -Elaborar uma base de dados nacional e internacional actualizada, ano a ano, sobre o estado do litoral.
-Fornecer aos órgãos de decisão local e nacional e internacional elementos que contribuam para a gestão sustentada do Litoral, para a recuperação de zonas degradadas e para a preservação das áreas sensíveis.
-Alertar a população para os problemas ambientais da zona costeira e para a urgência da sua protecção. Através da análise dos questionários, será elaborado um relatório que caracteriza a situação ambiental das zonas costeiras que posteriormente será divulgado à população em geral.

Este Projecto, coordenado a nível nacional, pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, será implementado este ano em São Miguel, a partir do próximo mês de Outubro, sob a coordenação dos Amigos dos Açores.
Este projecto permite, através da Educação Ambiental, que cada cidadão envolvido contribua para a protecção dos sistemas litorais e para que este tenha sucesso, é necessário que haja uma grande adesão por parte dos cidadãos voluntários, principalmente ao nível das escolas, associações de escuteiros, universidade e Associações de Defesa do Ambiente.

Os professores dos diferentes níveis de escolaridade podem utilizar a participação dos seus alunos no Coastwatch Europe como forma de promoção de actividades de Educação Ambiental.

Todos os interessados em colaborar neste projecto deverão entrar em contacto com os Amigos dos Açores (Av da Paz, 14 - 9600 - 053 Pico da Pedra, Telefone 296498004, mail: amigosdosacores@gmail.com).