A Chegada dos Cagarros na Ribeira Grande

Em 2008, no âmbito da Campanha SOS-Cagarro, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica e a Associação Amigos do Calhau desenvolveram diversas iniciativas que procuraram um maior envolvimento de voluntários no salvamento do cagarro, que é a ave marinha mais abundante nos Açores e que todos os anos se desloca ao arquipélago para acasalar e nidificar.
As acções de divulgação e sensibilização mobilizaram muitos voluntários para as brigadas de salvamento desta ave, o que ajudou ao sucesso da recolha e posterior libertação das jovens aves. As parecerias e colaborações com outras entidades, como com o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR – SEPNA e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, entre outras, foram fundamentais, quer na recolha e libertação das aves, quer no encaminhamento destas para cuidados veterinários, sempre que necessário.
Na quarta-feira, dia 1 de Abril, por iniciativa da Ecoteca da Ribeira Grande, decorrerá pelas 20h30m no Teatro Ribeiragrandense, uma sessão pública onde os participantes poderão analisar a actividade da campanha SOS-Cagarro e auferir os resultados obtidos. Estará patente uma Exposição de Fotografia e será exibido uma montagem de imagens de arquivo da RTP/A, realizado pelo jornalista Vasco Pernes, e serão, também, apresentadas fotografias dos salvamentos realizados na zona da Ribeira Grande.
A exemplo do decorrido no dia 19 de Março no Cine-Teatro Lagoense, será realizada uma apresentação que resumirá a participação dos Amigos dos Açores e dos Amigos do Calhau na campanha do ano transacto.
Será, ainda, apresentada uma publicação sobre a Flora e Avifauna do Litoral dos Açores, bem como materiais a usar na Campanha de 2009.
O Encontro será a primeira acção do ano dedicada ao cagarro na Ribeira Grande, pretendendo-se cativar cada vez mais voluntários para a promoção e salvamento desta espécie. No âmbito da mesma iniciativa decorrerá uma outra acção, que consistirá numa confraternização nocturna no miradouro de Santa Luzia, na falésia do Palheiro, junto às piscinas da Ribeira Grande, com o intuito de se ouvirem os sons dos cagarros.

Categorias: