Cagarro celebrado nos próximos dias

No próximo Domingo dia 1 de Novembro, a exemplo do ano transacto, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica, Amigos do Calhau e Clube dos Amigos e Defensores do Património Cultural e Natural de Santa Maria (CADEP-CN) celebrarão o dia do Cagarro.

O Cagarro (Calonectris diomedea borealis) desloca-se para os Açores com a chegada da Primavera para acasalar e nidificar, o que é um reconhecimento da importância das condições naturais dos Açores e da sua localização geográfica estratégica. Por se poder afirmar que os cagarros escolhem ser açorianos de nascimento, esta espécie é um ícone da Natureza dos Açores, num dos seus estados mais selvagens, o que merece, por parte destas associações, uma celebração, que visa só promover a espécie, mas também enaltecer o envolvimento e participação activa crescente da população na protecção desta ave.

Neste dia todos os interessados em assistir à largada dos cagarros recolhidos na noite anterior podem comparecer junto ao Forte de São Brás em Ponta Delgada pelas 9:30 horas, no caso da ilha de São Miguel, de modo a prosseguirem para o local de libertação das aves, e, no caso da ilha de Santa Maria, na Praia Formosa pelas 10:30 horas.

A partir do dia 30 de Outubro até ao dia 6 de Novembro a Ecoteca de Ponta Delgada, gerida pelos Amigos dos Açores - Associação Ecológica e integrada na Rede Regional de Ecotecas, expõe a exposição fotográfica “O EnCanto dos Cagarros”, no Solmar Avenida Center, podendo esta ser visitada todos os dias entre as 10:00 horas e as 23:00 horas.

Por seu turno, a Ecoteca de Santa Maria promove a exposição "Este ano salve um Cagarro” da autoria dos Amigos dos Açores -  Associação Ecológica, que pode ser visitada no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, em Vila do Porto, até ao dia 15 de Novembro, durante o horário de abertura do referido espaço.

Imagemexpcag