Brigadas Nocturnas - Balanço da primeira semana

As brigadas nocturnas para salvamento de cagarros dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, Amigos do Calhau e Clube dos Amigos e Defensores do Património Cultural e Natural de Santa Maria (CADEP-CN), em conjunto com as Ecotecas da Ribeira Grande e Ponta Delgada, têm estado nas ruas da ilha de São Miguel e Santa Maria com dezenas de voluntários.

Após uma semana de brigadas nocturnas foi apoiado o salvamento de 196 cagarros vivos e recolhidos 30 animais mortos (13h00 do dia 26 de Outubro). Os dados desta iniciativa estão a ser constantemente actualizados pelos diversos voluntários em http://spreadsheets.google.com/pub?key=teoogHPQsDWEwOMZUgTmvng&output=html

O número de salvamentos, apenas uma semana volvida, é idêntico ao total da campanha do ano transacto. A recolha de animais mortos é menor que em período idêntico de 2008. Enaltecem-se os voluntários que têm comparecido em número significativo e a sensibilidade cada vez mais crescente da população.

Os coordenadores das brigadas nocturnas lançam um apelo ao reforço da vigilância por parte das autoridades no Porto de Vila Franca do Campo e área envolvente, onde foram recolhidos nos últimos dias cerca de oito dezenas de animais vivos e mais de uma dezena de animais mortos.

Estas ocorrências de cagarros no Porto de Vila Franca do Campo, do qual não existem dados dos anos transactos, por se tratar de uma obra recente da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, deve-se ao excesso de iluminação no local e, muito provavelmente, aos ventos de quadrante Sul/Sudoeste que se tem feito sentir nos últimos dias e que poderão estar a apoiar a chegada de aves que terão nidificado no ilhéu de Vila Franca do Campo.

No entender dos participantes nas brigadas nocturnas, o tipo de iluminação colocada no local deveria ter previsto este tipo de situações. No entanto, a redução de iluminação durante a campanha de salvamento de cagarros deveria ser urgentemente ponderada pela entidade gestora do Porto de Vila Franca, a bem de se reduzirem os riscos para a espécie animal em salvamento.

Reforça-se novamente o apelo aos voluntários para participação nas brigadas nocturnas que decorrerão, previsivelmente e dependendo do comportamento dos animais, até ao dia 7 de Novembro.

Os voluntários disponíveis devem comparecer nos pontos de encontro pelas 20h45m, sem necessidade de aviso prévio ou inscrição.

Áreas de monitorização ou intervenção:

- Troço Praia das Milícias – Atalhada – Santa Cruz da Lagoa (São Miguel)

- Troço Avenida Marginal de Ponta Delgada – Santa Clara – Relva (São Miguel)

- Troço Miradouro da Relva – Feteiras (São Miguel)

Ponto de encontro: Largo da Praia Pequena do Pópulo (20h45m)

- Troço “Palheiro” da Ribeira Grande – Bandejo – Escola Secundária da Ribeira Grande (São Miguel)

Ponto de encontro: “Palheiro”junto às piscinas municipais da Ribeira Grande (20h45m)

- Troço Baía da Praia Formosa (Santa Maria)

- Troço Baía de São Lourenço (Santa Maria)

- Troço Maia (Santa Maria)

- Troço Vila do Porto (Santa Maria)

Ponto de encontro: Dada a dispersão territorial dos troços, combinar distribuição de voluntários com José de Melo (santamaria@amigosdosacores.pt).

salva-um-cagarro

Consulte o Plano de Acção!

Para mais informações sobre as brigadas nocturnas:

Amigos dos Açores

(amigosdosacores@amigosdosacores.pt | 296 498 004 (9h às 17h) e  915 954 294 (17h às 24h))

Amigos do Calhau

(amigosdocalhau@amigosdosacores.pt |919978026)

CADEP-CN/José de Melo

(santamaria@amigosdosacores.pt | 967291078)

Ecoteca de Ponta Delgada

(296 654620 (9h às 17h))

Ecoteca da Ribeira Grande

(296 473 003 (9h às 17h))

Outros contactos úteis:

Brigada SEPNA da GNR: 961196098

Serviços de Ambiente São Miguel: 912 177 542

Este ano Salve um Cagarro!