Apelo à participação

Vimos informar que nos Amigos dos Açores estão constituídos 4 Grupos de Trabalho. Todos os associados interessados em participar num dos grupos (ou em mais do que um) deverão manifestar o seu interesse para o email amigosdosacores@gmail.com.

Grupo de Trabalho de Espeleologia

No âmbito deste grupo que tem por objectivos, entre outros, realizar estudos espeleológicos e editar publicações, já foi efectuado o levantamento das grutas e algares de São Miguel, bem como feitos diversos estudos no âmbito da vulcanoespeleologia. O Grupo é responsável pela "animação" da Gruta do Carvão.

Alguns dos membros deste grupo integram o GESPEA - Grupo de Trabalho para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores, criado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 103/2005, de 16 de Junho de 2005.

(Actual Coordenador- João Carlos Nunes)

Grupo de Trabalho de Actividades de Ar Livre

O Grupo de Trabalho de Actividades de Ar Livre, que tem por objectivo principal a defesa, valorização e divulgação do património natural e cultural através da prática do pedestrianismo, promove a realização de saídas de campo de redescoberta de caminhos antigos, com vista à sua recuperação para a prática do pedestrianismo, faz a monitorização dos trilhos existentes, promove e participa em acções de formação na área do pedestrianismo e elabora textos de roteiros de percursos pedestres. De destacar que, no âmbito de um protocolo com a Direcção Regional de Turismo, já foram elaborados textos de roteiros para as seguintes ilhas: São Miguel, Santa Maria, São Jorge, Pico, Faial e Flores.

(Actual Coordenador- Diogo Caetano)

Grupo de Trabalho de Educação Ambiental

O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental tem por objectivos principais reflectir sobre a temática da educação ambiental, apoiar professores e educadores e coordenar projectos de educação ambiental da associação. O GTEA, para além da elaboração de materiais diversos, tem participado em acções de sensibilização, sobretudo em escolas dos mais diversos níveis de ensino.

É da responsabilidade deste grupo, desde 2000, a coordenação das Ecotecas de Ponta Delgada e Ribeira Grande que são geridas pelos Amigos dos Açores, no âmbito de um protocolo celebrado entre esta associação e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

(Actual Coordenador- Luís Noronha Botelho)

Grupo de Fotografia de Natureza

O Grupo de Fotografia de Natureza tem por objectivo a divulgação e a defesa do património natural dos Açores através da fotografia. Neste sentido o grupo já criou um blog (http://ecofoto-acores.blogspot.com/) e tem em preparação a realização de vários cursos de fotografia.

(Actual Coordenador- Diogo Caetano)

Para além destes grupos está em preparação um Forum de Discussão e está em funcionamento, em fase experimental, uma lista de reflexão (parece que só funciona para quem tem gmail). Todos os interessados em participar nesta lista também deverão manifestar o seu interesse.

A Direcção

Categorias: