Eco-Olimpíadas 2009

A sensibilização ambiental deverá ter uma acção contínua de modo a promover uma consciencialização activa na defesa do nosso meio ambiente.

Na verdade, as acções generalistas dispersas e sem regularidade, se por um lado, revelam boa aceitação, pelo outro lado, mostram pouca interiorização, uma vez que a mensagem não é específica para grupos alvos ou faixas etárias.

Sendo assim, o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) Escolh@ Cert@, valência da instituição C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela, e a Ecoteca da Ribeira Grande, gerida pelos Amigos dos Açores com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, organizaram e executaram as Eco-Olimpíadas 2009 de modo a melhorar educação ambiental, tendo como finalidade dar respostas aos problemas ambientais e proporcionar uma melhor qualidade de vida à sociedade e a cada indivíduo.

Esta iniciativa já vai na quarta edição, contando até à data com a participação de cerca de 500 crianças e jovens. Para este ano, pretendemos fazer crescer esse número para os 750 destinatários, já que envolveremos as seis escolas do 1º Ciclo, 3º e 4º ano, do Ensino Básico da cidade da Ribeira Grande.

As Eco-Olimpíadas consistem na realização de diversos jogos lúdico-pedagógicos relacionados com a temática ambiental. A metodologia adoptada para a implementação destes jogos têm uma forte vertente lúdico-pedagógica, criando interesse e entusiasmo, prazer e divertimento, ajudando as crianças e jovens a desenvolverem a sua sensibilidade face às questões ambientais. O campeonato decorreu, numa primeira fase através de eliminatórias nas próprias escolas do 1º ciclo, de forma a seleccionar uma equipa por escola. Realizar-se-á a grande final, no dia 5 de Junho de 2009, no Jardim do Paraíso da Ribeira Grande, de modo a apurar a equipa vencedora de entre as mais de três dezenas de equipas participantes.

A animação do evento estará a cargo da turma do Curso de Animação Sócio-Cultural da EPROSEC e conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Todos os participantes das Eco-Olimpíadas receberão prémios de participação e prémios tendo em conta a sua classificação, mas o maior vencedor será sem dúvida o Ambiente.