Voluntários para Brigadas de Salvamento

A recolha de cagarros pelas brigadas nocturnas dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica, com a colaboração da Associação Norte Crescente e Associação Amigos do Calhau, não pára de crescer a cada dia, prevendo-se que o auge da campanha se atinja nos próximos dias.

Por esse motivo pede-se reforço de voluntários para as brigadas nocturnas, a partir de amanhã (29 de Outubro), pelas 20h30m em três locais, no caso da ilha de São Miguel:

- Parque de estacionamento da Praia do Pópulo (troço Feteiras e Vila Franca do Campo),  em  colaboração com   Associação Amigos do Calhau

- Poços de São Vicente (troço Santo António e Fenais da Luz), em  colaboração com Associação Norte Crescente

- Palheiro da Ribeira Grande (troço Ribeira Grande e Calhetas)

Uma vez que o fornecimento de caixas de cartão para recolha dos animais por parte da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar se tem manifestado insuficiente, solicita-se que os voluntários, sempre que possível, consigam angariar caixas (por ex. supermercados) para as brigadas.

Comparativamente ao ano anterior, onde já tinham sido recolhidos cerca de 250 animais a 27 de Outubro, este ano conta-se apenas com cerca de uma quinta parte de recolhas de animais vivos, o que pode representar o abandono dos ninhos mais tardio ou  condições ambientalmente mais favoráveis ao "primeiro voo", devido às boas condições atmosféricas que se têm feito sentir na última semana.

A mesma tendência acompanha a recolha de animais mortos, 4 em 2010 contra 46 à mesma data de 2009.

É precisamente no esforço de redução de animais mortos que se concentra a acção dos Amigos dos Açores, que de modo preventivo solicitaram colaboração de diversas entidades identificadas com a produção de poluição luminosa, através do envio de informação acerca da campanha, do salvamento do animal e dos números de contacto:

- Clubes de futebol, com estádios iluminados junto à orla costeira: contactada a Federação de Futebol para envio de circular aos clubes

- Igrejas excessivamente iluminadas junto à orla costeira: contactada a Diocese para envio de circular às paróquias

- Aeroportos e Portos -  contactada a Administração dos Portos das Ilhas São Miguel e Santa Maria, a Lotaçor e o Aeroporto de Ponta Delgada.

- Estradas - contactada a EUROSCUT e a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

A adesão de algumas entidades tem sido muito proficua como sucedeu com o Aeroporto de Ponta Delgada que sensibilizou os seus funcionários para o efeito desta campanha; algumas paróquias que acederam a reduzir iluminação de igrejas; determinados portos que diminuíram respectiva iluminação; e a EUROSCUT/VIALSIL que para além de sensibilizarem os seus funcionários, promoveram a realização de uma formação com a coordenação dos Amigos dos Açores.

Os membros da Polícia Municipal de Ponta Delgada, identificada como nova força policial no terreno que possuiu competências ambientais, receberam também formação acerca do salvamento de cagarros e funcionamento da campanha, numa iniciativa dos Amigos dos Açores com a colaboração da brigada SEPNA da GNR. Com a capacitação para o salvamento de cagarros, a Polícia Municipal de Ponta Delgada passou a ser mais um parceiro da campanha do presente ano.

Prevê-se que as brigadas nocturnas possam decorrer até ao final da primeira semana de Novembro, podendo o respectivo período ser ajustado em função dos ocorrências registadas.

Os dados desta iniciativa estão a ser constantemente actualizados em http://spreadsheets.google.com/pub?key=teoogHPQsDWEwOMZUgTmvng&output=html pelos diversos voluntários.

Categorias: