Pela Caldeira Velha, Monumento Natural

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica e o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, estiveram recentemente reunidos, por solicitação deste, e apresentaram algumas das suas actuais preocupações ambientais.

Entre as várias questões abordadas, uma foi referente à construção de uma casa de apoio e balneário dentro do Monumento Natural da Caldeira Velha, que se encontra já em fase de projecto. Este projecto, do nosso ponto de vista, trará ao local um uso predominantemente balnear em vez de permitir o usufruto natural do lugar, e implicará uma intervenção considerável no local, por exemplo, ao nível da recolha de águas residuais.

Contrapondo esta proposta de construção, à qual os Amigos dos Açores – Associação Ecológica se opõe desde o seu anúncio na altura da classificação do espaço como Monumento Natural, em 2004, foi entregue ao Secretário Regional do Ambiente e do Mar uma proposta de edificação de uma casa de apoio integrada na paisagem, fora da área do Monumento Natural, para o caso do Governo Regional pretender avançar para a construção de qualquer balneário ou casa de apoio dentro deste Monumento Natural.

Proposta entregue ao Secretário Regional do Ambiente e do Mar

caldeiravelha