Mês do Ambiente 2009

No ano em que completam 25 anos de existência, os Amigos dos Açores - Associação Ecológica assinalarão o mês de Junho como o Mês do Ambiente, a propósito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho.
As Ecotecas de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, geridas pela Associação com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promoverão actividades como palestras e debates sobre temáticas ambientais diversas, participação em exposições, visitas de estudo, observação de cetáceos, entre outras, sobretudo para a comunidade escolar.
Das actividades da Ecoteca de Ponta Delgada destacam-se a dinamização de corrida de carrinhos solares nas Portas da Cidade, no dia 2 de Junho, e a exposição das actividades desenvolvidas pelas eco-escolas, a decorrer no dia de 5 de Junho no Campo de São Francisco. Ambas actividades são promovidas em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada.
D Ecoteca da Ribeira Grande destacam-se a final das Eco-olimpíadas, o hastear da bandeira verde em várias escolas e um pic-nic nocturno para audição de cagarros. Uma vez que estas actividades decorrerão a 5 de Junho, projecta-se um Dia Mundial do Ambiente em cheio.
Em comemoração do Dia Mundial do Ambiente a associação promoverá um passeio pedestre entre o Centro Ambiental do Priolo e o Pico Bartolomeu, com a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) no qual será apresentado o “Pé Alerta”, sistema que visa a monitorização de percursos pedestres através de questionários preenchidos pelos seus utentes.
Ao abrigo de protocolo de cooperação entre associações ecologistas da Macaronésia, os Amigos dos Açores - Associação Ecológica receberão do dia 9 ao dia 18, uma visita de estudo da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal à ilha de São Miguel que incluirá diversos percursos pedestres, visita à Gruta do Carvão, visitas a jardins, entre outras actividades. Pretende-se com esta actividade promover o intercâmbio entre as duas associações insulares.
Durante o mês de Junho a Associação promoverá, também, sessões públicas sobre diversas temáticas ambientais, com destaque para: a apresentação dos dados do Projecto Coastwach-Europe 2008, que visa a monitorização do estado da orla costeira; um debate sobre o mar, um workshop sobre a participação activa ambiental e uma sessão pública sobre a flora invasora da Madeira e Açores, onde será projectado um documentário “Madeira e São Miguel à Luz da Geografia” realizado por Raimundo Quintal, presidente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal.
Ainda durante o mês de Junho será publicado um novo número do Boletim Vidália, fundamentalmente dedicado ao cagarro, e será colocado online o novo site da Associação.

Categorias: