Mais dois Cagarros salvos...

Na tarde da passada sexta-feira, 9 de Novembro, mais duas crias de Cagarros foram salvas por colaboradores dos Amigos dos Açores. Desta vez, o local foi a Praia das Milícias em São Roque, em que uma estava desesperadamente tentando salvar-se entre as ondas e a outra encontrava-se no extremo oeste da praia junto às rochas. Ambas estavam muito cansadas, encharcadas de água e sujas de areia, tendo sidas enroladas num casaco e transportadas para a sede dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, onde foram secas e limpas.

No início da noite do mesmo dia foram repostas na Praia da Baixa d'Areia na Caloura, Água de Pau. A reposição não foi feita em Ponta Delgada, para estas não ficarem desorientadas pelo excesso de luz da cidade e arredores, particularmente os intensos e desnecessários focos de luz que existem na Praia das Milícias, que para além de desperdiçarem energia, são uma ameaça às crias de Cagarro nesta altura do ano tão importante para esta espécie.

O Cagarro representa um dos tesouros naturais mais especiais da vida selvagem do Arquipélago dos Açores, na medida em que, cerca de 74% da população mundial desta espécie nidifica nos Açores.

O Cagarro – Calonectris diomedea ssp. borealis, é uma das aves marinhas mais antigas do mundo, proporcionando uma mais valia na manutenção da biodiversidade, não só a nível Europeu, mas também planetário.