Investigadores estudam fauna extinta dos Açores

Três investigadores espanhóis da Universidade das Ilhas Baleares da Universidade de La Laguna, nas Canárias, visitaram os Açores durante o passado mês de agosto no decurso dos estudos que estão a realizar sobre a evolução de diferentes ecossistemas insulares. Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica colaboraram na visita realizada por estes investigadores, que estudaram as ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Estes investigadores têm estudado, durante os últimos anos, a fauna vertebrada desaparecida nos arquipélagos das Baleares e Canárias. No presente momento estão a expandir o âmbito do seus estudos a outros arquipélagos da Macaronésia, nomeadamente aos de Madeira e Açores.

Nos arquipélagos já estudados, constataram que muitas espécies nativas têm desaparecido devido ao impacto criado pela colonização humana. Assim, muitas vezes o número de espécies presentes na actualidade é, na realidade, só uma pequena parte da fauna presente originalmente naquelas ilhas.

No arquipélago das Canárias, por exemplo, os investigadores descobriram restos ósseos de sete espécies de aves endémicas, exclusivas daquelas ilhas, que hoje se encontram já desaparecidas. Todas estas aves desapareceram no decorrer dos últimos séculos devido ao impacto originado pela chegada dos primeiros colonizadores aborígenes e, mais tarde, pela chegada dos colonizadores europeus.

No arquipélago da Madeira, dos primeiros dados recolhidos por estes investigadores pode concluir-se que com a chegada dos colonizadores portugueses também desapareceram diversas espécies de aves. Assim, foram descobertos restos ósseos duma pequena espécie de mocho, de duas espécies de codornizes e doutras pequenas aves, todas elas endémicas do arquipélago da Madeira, que não existem já na actualidade.

Durante a sua recente estadia nos Açores, os investigadores espanhóis procuraram também restos ósseos nos depósitos sedimentares da ilha de Santa Maria, e em diferentes grutas da ilha de São Miguel. Na primeira ilha encontraram restos de diversas aves terrestres e marinhas, estes últimos pertencentes a uma pardela extinta do género Pterodroma. Na ilha de São Miguel foram encontrados também restos dum frango-d’água de asas curtas e dum pequeno mocho de patas compridas.

Como resultado destes primeiros descobrimentos, que ainda vão ser analisados com a ajuda de outros investigadores internacionais, pode concluir-se que também nos Açores desapareceram diversas espécies de aves endémicas devido à colonização portuguesa. A fauna actual, portanto, deve considerar-se com uma amostra empobrecida da fauna original existente no arquipélago há apenas seis séculos.

Categorias: