Gruta do Carvão - Visitas de Espeleologia

No contexto da dinamização da Gruta do Carvão, a Associação Ecológica Amigos dos Açores promoveu, enquanto associada da Federação Portuguesa de Espeleologia, um curso de Espeleologia - Nível II, coordenada pelo Monitor Paulo Rocha, na qual se formaram nove novos espeleólogos.

O centro de visitação da Gruta do Carvão (Paim) dispõe agora de guias com formação para acompanhamento de visitas de índole científica, educacional e turística, que se podem processar para além da parte da cavidade actualmente acessível ao público geral.

Durante o mês de Maio serão realizadas experimentalmente, e sem custos, visitas de exploração num troço com cerca de 800 metros da Gruta do Carvão, que se estende, sensivelmente, desde os depósitos de água da Rua do Paim – Santa Clara até às proximidades da Rua da Saúde – Arrifes.

As visitas decorrerão todos os sábados de Maio pelas 10h30 e as inscrições serão limitadas a oito participantes, que serão acompanhados por dois guias espeleólogos.

As inscrições deverão ser efectuadas através do email veracabral@amigosdosacores.pt ou 296 28 41 55 (no horário de funcionamento da Gruta) para até às 17 horas da sexta-feira anterior à data pretendida.

Nesta primeira fase, poderão participar associados e acompanhantes (um por associado), sendo que estes últimos só efectivam a inscrição mediante vaga não preenchida por associado, confirmada entre as 14 e 17 horas da sexta-feira anterior.

Os participantes deverão dispor de sistema de iluminação individual, vestuário resistente que cubra o tronco e membros, bem como calçado resistente. O restante material será disponibilizado pela Associação.