Energia eléctrica - uso eficiente e racional

O uso eficiente e racional da energia eléctrica é um dos temas que merece, hoje, especial atenção e que deve ser uma prioridade para todos.

As crianças e jovens actuam desde muito cedo como consumidores. Importa prepará-los para a aquisição de competências, conhecimentos e atitudes que lhes permitam agir como consumidores responsáveis e informados.

Visando promover a educação do consumidor, no âmbito da temática ambiental Energia, a Ecoteca de Ponta Delgada, gerida pelos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, e com a colaboração de técnicos especialistas da DECO, promove a Semana da Energia através de diversas acções dirigidas à comunidade escolar e ao público geral.

Entre os dias 25 e 28 de Novembro, decorrerão em escolas do concelho de Ponta Delgada sessões de sensibilização subordinadas ao tema Poupança de Energia.
No dia 28 de Novembro, sexta-feira, pelas 18:30h, no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), realizar-se-á uma sessão de esclarecimento “Encontros com Sumo – O consumo de energia”, aberta ao público, com o objectivo de prestar informação aos consumidores sobre a eficiência no consumo de energia.

No sábado, dia 29 de Novembro, decorrerá, na Ecoteca de Ponta Delgada, uma acção de formação para professores sobre a temática Poupança de Energia, com os seguintes objectivos gerais:
- debater a importância do tema da eficiência energética nos currículos escolares;
- apresentação de materiais de apoio para exploração de actividades em sala de aula sobre a importância da eficiência energética;
- estimular o desenvolvimento de projectos educativos sobre o tema da poupança da energia eléctrica.

Os professores e o público interessado em participar nos eventos supra mencionados deverão efectuar a sua inscrição através dos contactos da Ecoteca de Ponta Delgada.