EcoCondução

A Associação Ecológica Amigos dos Açores e a Ecoteca da Ribeira Grande promovem no dia 26 de Novembro no Teatro da Ribeira Grande duas sessões sobre ECO CONDUÇÃO com início às 9h30m e 14h30m.
No encerramento da 27ª sessão do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que, já que os cientistas "fizeram seu trabalho", os políticos devem substituí-los e adoptar medidas até 2009, pois "não se pode perder tempo".
O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, galardoado juntamente com Al Gore com o Prémio Nobel da Paz em 2007, Rajendra Pachauri, afirmou que é necessária "uma nova ética, segundo a qual cada ser humano assuma a importância da mudança que enfrentamos e actue em consequência, com mudanças no seu estilo de vida".
Os transportes são co-responsáveis pelo aumento de emissão de gases de efeito de estufa. Uma parte importante da poluição depende de decisões individuais.
A ECO CONDUÇÃO é um modo de condução que permite reduzir o consumo de combustíveis e as emissões poluentes. Assenta num conjunto de princípios simples que permitem economias de combustível entre 10% e 25%.
Em consequência, além da protecção do ambiente, proporciona menor desgaste do motor, maior conforto e maior segurança.
A Agência Municipal de Energia de Almada, através do Engenheiro Pedro Machado, apresenta as vantagens da Eco Condução, em duas sessões, uma de manhã com um grupo e outra à tarde, permitindo uma participação de acordo com os horários.
Cada sessão será dividida em três partes – uma apresentação teórica, a visualização de um filme de 15 minutos e a demonstração e experimentação de um simulador de eco condução.
A realização destas sessões tem o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Dado que as sessões são abertas, sem necessidade de inscrição, solicita-se que apenas seja confirmada a presença em cada uma das sessões até sexta-feira, dia 23, pelo telefone 296498004, ou até Domingo, por correio electrónico amigosdosacores@gmail.com.