Dia da Terra - O Priôlo e o Rallye

Tal como em anos anteriores, em 2010, eventos automobilísticos como o rallye voltaram a passar pelas Áreas Protegidas da Tronqueira e do Planalto dos Graminhais, na ilha de São Miguel.

A zona oriental da ilha de São Miguel é o único lugar do mundo onde vive o priolo (Pyrrhula murina). O priolo é uma ave endémica desta ilha e que se encontra entre as espécies mais ameaçadas do planeta. Precisamente durante a época de reprodução desta ave, período crucial para a respectiva sobrevivência, que decorre de Junho a Agosto, que tem sucedido o maior evento automobilístico do ano.

As Áreas Protegidas da Tronqueira e dos Graminhais, criadas por leis regionais e comunitárias, que têm como propósito preservar a floresta laurissilva,o habitat necessário para a sobrevivência do priolo, têm recebido diversos investimentos governamentais regionais e europeus, como, por exemplo, através dos Projectos LIFE e LIFE+. Estes projectos visam a protecção daquela ave endémica, precisamente pelo seu estatuto ecológico preconizar potenciais ameaças de extinção.

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica entendem como paradoxal o investimento governamental na conservação de uma ave ameaçada durante 360 dias do ano, paradurante meia dúzia de dias, serem apoiados, com verbas públicas, eventos perturbadores da natureza e do ambiente natural característico de áreas sensíveis como as que se trata, através do ruído, emissão de gases, concentração de pessoas, abandono de lixo, entre outros impactes negativos.

Tendo a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar autorizado, uma vez mais em 2010, a realização de eventos automobilísticos como o dentro das Áreas Protegidas da Tronqueira e do Planalto dos Graminhais, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica questionaram, em Setembro de 2010, esta entidade no sentido do esclarecimento se este e outros eventos automobilísticos terão de continuar a circular por estas zonas protegidas da ilha, precisamente na época de reprodução duma espécie tão ameaçada, e solicitaram o acesso à informação contida nos estudos técnicos ou científicos através dos quais é baseada a autorização desta actividade, que parece ser mais importante que a preservação das espécies nativas açorianas.

Após mais de meio ano sem qualquer resposta à solicitação dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, neste dia da Terra [22 de Abril], esta Associação lembra que a Natureza e o ambiente não são apenas galardões para ostentar, mas sim valores que têm de ser acarinhados e protegidos todos os dias, a bem da sua durabilidade e do equilíbrio do planeta.