Dia da Conservação da Natureza - Fajã do Calhau

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica realizaram recentemente um passeio marítimo à Fajã do Calhau, na costa sul da ilha de São Miguel, com o intuito de recolher informações acerca do estado do local, particularmente no que respeita à obra de construção do caminho de acesso à Fajã.

Neste Dia Nacional da Conservação da Natureza (hoje, dia 28 de Julho) os Amigos dos Açores – Associação Ecológica que apesar de discordarem da actual obra, nunca se opuseram à possibilidade da construção ou melhoramento de um acesso à Fajã do Calhau que assegurasse a qualidade ambiental e a segurança, manifestam o seu profundo pesar pelo cenário desolador que o local apresenta, dado o seu estado de degradação severa e permanente, após mais de 3 anos de laboração.

Sem discussão pública e sem estudo de impacte ambiental, mas com verbas de todos os contribuintes, foi destruída a paisagem e diversos habitats com o intuito de promover a agricultura local e, acima de tudo, o acesso de automóvel a casas de veraneio a partir da freguesia de Água Retorta. A Fajã do Calhau, que deveria ser entendida como um local público e não só de alguns, com a chegada de um dito desenvolvimento quebra assim todo o seu valor edílico próprio de um lugar remoto, valor este que deveria ter sido maximizado em qualquer cenário de desenvolvimento projectado para o local.

Após mais de um ano após a criação de uma comissão da Assembleia Legislativa Regional dos Açores que procedeu à avaliação dos impactos da obra do caminho da Fajã do Calhau, nunca foram públicas quaisquer conclusões sérias e, acima de tudo, aferidas responsabilidades para um projecto com avultados impactes ambientais, económicos e sociais.

Neste Dia Nacional da Conservação da Natureza, os cagarros, ave migratória que nidificava na arriba agora destruída, devem-se sentir muito confusos: ora têm uma sociedade que em certas alturas o acarinha, sendo até utilizados pelas autoridades como galardão do estado da conservação da Natureza dos Açores, ora têm, noutras alturas, quem os perturbe e martirize.

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica partilham deste mesmo sentimento de ambivalência quando se trata de Conservação da Natureza nos Açores, que à falta de estratégia, ora lhe dão um dia com uma mão e lhe tiram, noutro dia, com outra.

Galeria de fotos em http://picasaweb.google.com/amigosdosacores/FajaDoCalhau25072010#

Observem o vídeo: http://vimeo.com/13657016

NOTA: As fotos e vídeos são de uso livre, referindo apenas os nossos direitos reservados.