Ciência Viva no Verão 2010

Como tem sido habitual nos últimos anos, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica, irão realizar diversas actividades de educação ambiental e científica, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão.

Ciência Viva no Verão é um programa desenvolvido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em colaboração com diversas instituições, com o objectivo de aproximar a ciência ao público em geral, proporcionando actividades sem custos para os participantes, relacionadas com Geologia, Biologia, Astronomia, Engenharia e Faróis, entre o dia 15 de Julho e o dia 15 de Setembro.

Inserido no subprograma Geologia no Verão serão efectuadas às segundas-feiras de manhã visitas guiadas à Gruta do Carvão – Troço do Paim inseridas na actividade Viagem ao interior da Ilha de São Miguel. As visitas a esta gruta durante o programa Ciência Viva no Verão de 2008 e 2009 foram um sucesso, tendo acorrido ao local centenas de visitantes.

Situada na zona poente de Ponta Delgada, a Gruta do Carvão constitui o maior túnel lávico da ilha, com uma extensão próxima dos dois quilómetros, possuindo uma altura média de 5 a 6 metros e uma largura que chega a atingir os 13 metros. A riqueza da Gruta do Carvão reside, sobretudo, na grande variedade de aspectos geológicos, estruturas e fenómenos típicos do vulcanismo efusivo, como é o caso de algumas paredes estriadas, longas bancadas de vários patamares, canais sobrepostos e galerias ramificadas, inúmeras estalactites lávicas, “bolhas de gás” e fendas.

Inserido no subprograma Biologia no Verão realizar-se-ão duas actividades.

No dia 21 de Agosto decorrerá um passeio guiado à Reserva Natural da Lagoa do Fogo, um dos locais privilegiados para observação da flora primitiva dos Açores.

A Reserva Natural da Lagoa do Fogo integra o Parque Natural da ilha de São Miguel, sendo possível nesta área conhecer os habitats próprios das zonas de águas interiores que preservam diversas espécies de plantas nativas, bem como aves selvagens.
O Passeio Pedestre a realizar terá cerca 10 km, com grau de dificuldade 2, numa escala de 1 a 3.

No dia 04 de Setembro decorrerá um passeio guiado à Paisagem Protegida das Sete Cidades. Neste maciço vulcânico, que integra o Parque Natural da ilha de São Miguel, será possível conhecer um vasto conjunto de lagoas e lagoeiros, que são habitats de diversas espécies de plantas nativas e aves selvagens.

O Passeio Pedestre a realizar terá cerca 14 km, com grau de dificuldade 2, numa escala de 1 a 3.

As inscrições para as diversas actividades são gratuitas e devem ser efectuadas, obrigatoriamente, no site da Ciência Viva www.cienciaviva.pt/veraocv/. Poderá solicitar apoio à sede da Amigos dos Açores – Associação Ecológica (296498004).

Venha à descoberta!

logotype