Chama-lhe Nomes!

O Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA, CITA-A, Universidade dos Açores) lançou uma iniciativa para dar a conhecer a riqueza de espécies endémicas dos Açores, em parceria com várias entidades, entre as quais os Amigos dos Açores.

Os insetos representam cerca de metade das espécies endémicas terrestres que existem no arquipélago, mas dadas as suas pequenas dimensões e habitats onde ocorrem não são fáceis de observar e por isso são, na sua grande maioria, desconhecidos da população em geral.

No âmbito de um projecto financiado pela FCT sobre formação de novas espécies em ilhas, o GBA criou a página no facebook "Chama-lhe Nomes!" (www.facebook.com/Chama.lhe.Nomes). Nesta página é lançado a todos o convite para sugerirem nomes comuns para espécies de insetos que só existem nos Açores:

És bom observador? És criativo? Tens jeito para nomes?
Então arranja um nome para um bicho e habilita-te a entrar para a história!

Até ao final de 2012 dá largas à imaginação e sugere nomes comuns para 12 espécies de insetos endémicas dos Açores. Os nomes selecionados aparecerão no Portal da Biodiversidade dos Açores (www.azoresbioportal.angra.uac.pt) seguido do nome dos seus autores. Se o nome que sugerires for o escolhido, ficarás para sempre ligado à história Natural dos Açores!

541875_243331555784204_793605894_n