Astrofotografia e Paisagem Nocturna - Workshop e Tertúlia

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica, através do seu grupo de Fotografia de Natureza, promovem de 2 a 4 de Dezembro uma palestra e um workshop sobre Astrofotografia e Paisagem Nocturna com o astro-fotógrafo e astrónomo amador Miguel Claro.

No dia 2, pelas 21 horas, terá lugar a tertúlia “À conversa com Miguel Claro”, aberta ao público e a decorrer no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, em Ponta Delgada. Já nos dias 3 e 4, decorre o workshop de Astrofotografia e Paisagem Nocturna, nas instalações da Pousada da Juventude de Ponta Delgada, composto por uma parte teórica e uma parte prática.

Dois eventos distintos com objectivos também eles distintos, permitindo por um lado dar a oportunidade à população de conhecer e trocar impressões sobre o trabalho de Miguel Claro, contribuindo também para a sua sensibilização para as questões ambientais, apreciando e preservando a beleza nocturna dos Açores. Por outro lado, com a realização do workshop, que pretende dinamizar uma formação em fotografia promotora da iniciação e potenciação da obtenção de imagens nocturnas das paisagens açorianas.

Miguel Claro, astrofotógrafo e astrónomo amador, tem vindo a especializar-se na fotografia de paisagens astronómicas (“Skyscapes”), valorizando desta forma o património arquitectónico, cultural e paisagístico e abordando o Universo e os astros de uma forma educativa e científica.

Apaixonado pela fotografia dos astros, já publicou inúmeras fotografias em livros e nas mais prestigiadas revistas estrangeiras da especialidade, como é o caso das americanas: Astronomy e Sky and Telescope, britânicas: Astronomy Now, BBC Sky at Night, Pratical Astronomer, francesas: Ciel et Espace e Astronomie e ainda da revista espanhola: Astronomìa, sendo que actualmente três fotografias suas estão entre as 100 melhores do ano segundo a revista "Astronomy". Algumas das suas fotos foram também publicadas no site da National Geographic.

Miguel Claro é o autor do site Astroarte (http://miguelclaro.com/), onde partilha desde 2002 todo o trabalho astrofotográfico que tem vindo a desenvolver nesta área.

Workshop Tertulia