Actividade Açores Entre Mares

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica participaram na campanha Açores Entre Mares, com uma atividade que decorreu nos dias 6 e 7 de junho na Escola EB 1/JI António Medeiros Frazão da freguesia das Calhetas e teve por objectivo consciencializar as crianças para a conservação do Ambiente e neste caso, o Mar.
A atividade contou com a participação de catorze alunos daquele estabelecimento de ensino, além da professora responsável e pessoal auxiliar, tendo sido dinamizada por três colaboradores desta associação que ao longo dos dois dias promoveram as diferentes fases em que a mesma se desenvolveu: recolha, separação, sensibilização e atelier.
No primeiro dia organizou-se uma recolha de lixo na zona das Piscinas Naturais das Calhetas para a qual a Associação preparou um Kit de recolha que incluiu, uma luva, instruções e cuidados a ter na recolha e higiene, bem como uma sacola feita a partir de t-shirts usadas. Cada aluno recebeu este kit juntamente com um saco da Associação e 2 folhetos sobre animais marinhos.
Após a recolha deu-se a separação do lixo na Escola para que no dia seguinte as crianças pudessem escolher os materiais para elaborarem as suas peças artísticas com o intuito de aprenderem a reutilizar os materiais, criando objectos novos e divertidos. Ainda neste primeiro dia da atividade, houve uma sessão de jogos e conversa sobre a reciclagem, o lixo marinho e também os animais marinhos, trocando conhecimentos e curiosidades sobre estes temas.
No dia seguinte, as crianças construíram as peças que tinham em mente, alguns a partir de desenhos que já tinham elaborado sobre o que iriam construir e que só tiveram que escolher os materiais, enquanto outros começaram a construir e pintar após decidirem o que queriam fazer, num autêntico ambiente de oficina de artes plásticas, com espírito de equipa e de partilha entre todos. Com grande entusiasmo pela atividade por todos realizada, seguiu-se a colocação de etiquetas nos trabalhos e fotografaram-se os mesmos, num misto de espanto e fascínio pelas peças criadas pelos colegas e porque não sabiam que podia ser tão divertido criar a partir do lixo.

945093_581773795176962_1296057938_n